Construção industrial tem que ser “verde”
As construções industriais do Século XXI seguem essa nova tendência
Construir um prédio industrial é bem diferente do que edificar uma loja ou uma casa. É o tipo de obra que dá muito trabalho, pois necessita de materiais e estruturas específicas. Também por esses aspectos, a presença de engenheiros e tecnólogos é fundamental, assim como um projeto bem elaborado, bons equipamentos, muita segurança e cálculos precisos.
Além disso, as construções industriais do Século XXI seguem a nova tendência mundial, onde o desperdício de espaço e materiais são considerados pecados capitais. Tudo tem que ser exato, feito sob medida e inteligente. Além disso, os cuidados com o meio ambiente é uma constante, pós e pré-construção.
Ao analisarmos quais são, realmente, as tendências desse importante setor da construção civil, logo aparece a palavra sustentabilidade. Isso significa que desde a escolha do projeto à execução da obra, tem que se pensar “verde”. Isso acabou mudando o comportamento dos profissionais que atual nessa área.
Entre as atitudes que ressaltam a sustentabilidade estão a de sempre privilegiar a iluminação natural, escolher materiais recicláveis e que mantenham as temperaturas agradáveis dentro do ambiente fabril.
Além disso, usar iluminação de LED, captar águas pluviais para reuso (irrigação, lavagem e banheiros), são altamente recomendáveis, assim como a instalação de polacas fotovoltaicas. Além disso, tratar os efluentes industriais e incentivar a reciclagem são obrigações dessa nova indústria do Século XXI.
INDÚSTRIA VERDE
Já a construção em si, deve ser composta por materiais duráveis, de fácil instalação e de manutenção descomplicada. Uma boa alternativa é a alvenaria estrutural, com pareces de concreto “turbinadas” com isolantes termoacústico.
A sustentabilidade deve estar presente em todos os setores da obra, como a arquitetura, engenharia civil, instalações elétricas, hidráulica, segurança e meio ambiente. É importante que os profissionais trabalhem em sintonia, formando uma equipe integrada e coesa.
Faz tempo que as indústrias deixaram de ser sinônimos de poluição ou de ameaças ao meio ambiente. Está comprovado que, com projetos modernos e dinâmicos, podemos ter fábricas “verdes” que ajudam no desenvolvimento sustentável.